Ao entramos na universidade, temos a consciência de que devemos estudar, acumular conhecimento, garantir boas notas e ao fim do curso ter uma formaçao profissional consolidada. Porém à primeira vista, a universidade não aparenta ser o verdadeiro UNIVERSO que realmente é! A universidade vai muito além do que imaginamos antes de lhe vivenciarmos. Um dos pilares que a sustenta é o chamado Tripé universitário (Ensino, Pesquisa e Extensão).
É DEVER da universidade, garantir ao aluno um ensino de qualidade com desenvolvimento de pesquisa e projetos de extensão! É essencial que a UEPA garanta a indissociabilidade deste tripé. Porém, com o processo de precarização do ensino, o descaso da administração superior e o total desrespeito às leis que regem a universidade, o tripé não mais sustenta este universo! A realidade que temos é uma elevada porcentagem de docentes que - por aspectos burocráticos - não podem desenvolver pesquisa pela universidade, e o panorama do aluno da uepa se resume a ter que disputar orientadores quando são divulgados os editais de pesquisa e extensão. O processo de monitoria pelo qual passamos no ano de 2011 foi digno de VERGONHA, e pouco se ouve a respeito dos grupos de pesquisa dentro da universidade. Nos nossos laboratórios faltam instrumentos para o desenvolvimento das atividades, e muitos dos aparelhos já estão desatualizados ou carentes de manutenção. A uepa não cumpre as contrapartidas para com os hospitais conveniados, o que dificulta o acesso do aluno a estes, para assistir aulas e desenvolver pesquisa e extensão!
Juntos podemos combater o descaso da administração superior e a desobediência do tripé universitário. Juntos, podemos exigir que os laboratórios sejam mais acessíveis e que sua administração seja mais democrática. Juntos podemos lutar pela ampliação e maior acessibilidade às bolsas de pesquisa e combater a redução da bolsa para monitores. Mas para isso, precisamos da sua voz nos ajudando na construção de um DCE-UEPA verdadeiramente para os estudantes!
É compromisso da chapa TODAS AS VOZES:
- Lutar pela ampliação das bolsas de pesquisa e extensão
- Combater a precarização do ensino
- Lutar pela melhoria da infra-estrutura da universidade
- Exigir a divulgação dos editais com tempo hábil para construção de projetos
- Divulgar os grupos de pesquisa nos meios de comunicação do DCE
- Lutar pela ampliação das bolsas de auxilio, para apresentação de trabalhos científicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário